O Volunteer Escapes Camps, enquadrado no projeto LIFE IP AZORES NATURA (LIFE17 IPE/PT/000010), resulta de uma parceria entre a Plantar Uma Árvore – Associação (P1A) e a AZORINA, SA, parceira da Direção Regional de Ambiente – Governo Regional dos Açores (DRA-GRA), com o objetivo de realizar um programa de voluntariado, que inclui campos de voluntariado jovem e iniciativas de voluntariado envolvendo a comunidade e visitantes das ilhas Açorianas.
Estas atividades, dirigidas ao público em geral, empresas, escolas, IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social, e turistas, através de ações concretas de conservação da natureza e da biodiversidade, pretendem contribuir para uma maior consciência da importância dos valores, património e capital naturais do território e, ainda, para promover a relevância dos projetos e intervenções desenvolvidas neste domínio.
Os campos de voluntariado vão integrar jovens voluntários de vários países europeus e de Portugal continental, com origem no Corpo Europeu de Solidariedade (CES), juntamente com jovens da Região Autónoma dos Açores (RAA), estando prevista a realização de 5 campos de voluntariado, até Fevereiro de 2021, designadamente: De 13 a 21 de julho 2020 na Graciosa, de 15 a 23 de agosto 2020 nas Flores, de 14 a 22 de setembro 2020 no Pico, de 5 a 13 de novembro 2020 em Santa Maria e na Terceira de 17 a 25 de março 2021. Cada campo tem a duração de 9 dias.
Os campos de voluntariado visam permitir a partilha de experiências entre os jovens participantes originários dos diversos territórios, fomentar a criação de sinergias entre os jovens residentes, assentes na valorização do património natural, e potenciar o seu envolvimento através da cidadania participativa e a (re)orientação académica e profissional para a área da conservação da natureza, ambiente e turismo de natureza.
Nesse sentido, são várias as entidades públicas e privadas que, com os seus conhecimentos e valor, colaboram na implementação do Volunteer Escapes Camps, inseridas no contexto da atividade de capacitação piloto do “Impact-CAMP / Turismo de Impacto”, enquanto mecanismo de apoio à valorização do património natural dos Açores. Esta iniciativa foi, recorde-se, realizada em 2019, na Ilha de Santa Maria, sob coordenação da empresa Desafio das Letras.
Por sua vez, a P1A possui uma larga experiência na conceção, implementação e operacionalização de programas de voluntariado, de curta e longa duração, e tem estado, nos últimos anos, envolvida na implementação do projeto LIFE VOLUNTEER ESCAPES (LIFE17 ESC/PT/00003), que teve como propósito específico o ensaio e demonstração de soluções de voluntariado jovem com o Corpo Europeu de Solidariedade, relacionados com a proteção ambiental e a conservação da natureza e da biodiversidade.
Se resides nos Açores, tens entre 14 e 26 anos, esta é a oportunidade de te juntares num dos 5 campos de voluntariado.
Para mais informações contacte:
Coordenadora Executiva: Julia Snajdr
Email: [email protected]
Telefone: 928032463