Sapo comum
26 Abr 2023
Sapo comum
Partilhar

O sapo comum (Bufo spinosus), foi uma das espécies que mais fomos encontrando nesta época de plantação 2022/2023.

Este anfíbio ibérico encontra-se durante a maior parte da sua fase adulta em terra e são bastante versáteis nos locais que escolhem ocupar, entre zonas húmidas, mais secas, com mais ou menos vegetação, meios mais florestais ou mais cultivados, o que o torna fácil de encontrar.

Atualmente tem uma distribuição por todo o país, não estando restrito a nenhuma região e nos últimos censos foi considerado pouco preocupante a nível de indivíduos na população.

Apesar de serem animais mais crepusculares e noturnos, é possível vê-los também durante o dia, especialmente durante a época de reprodução e alturas mais húmidas. É por isso que é mais frequente vermos os sapos-comuns nas estradas ou bermas depois ou durante de dias chuvosos.

Na época de reprodução, entre de março e abril, é a fase em que tantos os machos como as fêmeas embarcam em viagens até zonas de massas de água, de preferência sem peixes para os ovos/girinos não serem predados, altura em que começam os seus rituais de acasalamento. Os machos, mais pequenos e em maior número do que as fêmeas, esperam-nas junto das massas de água e mostram tanto o seu tamanho como as suas habilidades como cantores, a fim de serem os escolhidos.

Os sapos-comuns alimentam-se de caracóis, insetos, vermes e lagartas, tornando-os uns pequenos “jardineiros” nas hortas ou terrenos cultivados.

Sapo comum

plantar_uma_arvore