O Sanguinho-das-sebes: Uma espécie do carvalhal da zona húmida quente
01 Out 2021
O Sanguinho-das-sebes: Uma espécie do carvalhal da zona húmida quente
Partilhar

Crónica de campo #8

O Sanguinho-das-sebes ou Aderno Bastardo (Rhamnus alaternus) é uma espécie que se associa ao carvalhal da zona húmida quente, cuja área de distribuição natural principal são encostas e cumes do Alentejo, mas também partes ocidentais do Algarve e do Centro do país. 

As características climáticas desta formação vegetal são temperaturas moderadas, com pluviosidade entre 600-1000 milímetros, com períodos secos estivais acentuados e humidade relativa elevada na zona costeira no Verão. 

É comum encontrá-lo em bosques de carvalho cerquinho (Quercus faginea) e de sobreiro (Quercus suber). Também cresce em associação com mais espécies que se encontram adaptadas a áreas arenosas e com grande exposição solar, como o aderno-de-folhas-estreitas (Phillyrea angustifolia), a aroeira (Pistacia lentiscus), a alfarrobeira (Ceratonia siliqua), o zambujeiro (Olea europea var. sylvestris), o medronheiro (Arbutus unedo), a murta (Myrtus communis) o carrasco (Quercus coccifera) e a carvalhiça (Quercus lusitanica).

Uma espécie interessante para a fauna, de destacar a borboleta-cleopátra (Gonepteryx cleopatra), por ser a sua planta hospedeira e de um modo geral os frutos são interessantes para pássaros como o pisco-de-peito-ruivo (Erithacus rubecula), o melro-comum (Turdus merula), a felosa-das-figueiras (Sylvia borin) e a toutinegra-de-cabeça-preta (Curruca melanocephala) e mamíferos como a fuinha (Martes foina).

O sanguinho-das-sebes pertence à família Rhamnaceae e ocorre de forma dispersa em matas xerofílicas de folha persistente ou marcescentes. O arbusto ou pequena árvore é muito ramificado e possui uma copa arredondada e densa. As folhas são verde-escura, simples e alternas com as margens ligeiramente serrilhadas. As flores são pequenas, de cor verde-amareladas, dispostas em cachos densos, nas axilas das folhas. O fruto é uma drupa, ligeiramente carnudo e subgloboso, verde, avermelhado ou negro consoante a fase de maturação em que se encontra. 

O sanguinho-das-sebes é muito utilizado na reflorestação, bastante resistente à seca e com uma notável capacidade de autoregeneração, nomeadamente após a passagem de incêndios. É uma excelente opção para formar sebes densas de quebra-vento e, devido à madeira muito dura, usado no fabrico de armários e pentes.

A espécie é importante do ponto de vista médico e é usada para reduzir a tensão arterial e no tratamento de doenças hepáticas (fígado e icterícia), doenças de pele, diabetes e hepatite. Também possui propriedades laxantes, vermífugas, anti-ateroscleróticas e antioxidantes.

O sanguinho-das-sebes é sem dúvida uma espécie nativa interessante. No entanto, o grande potencial estético e paisagístico ainda não foi esgotado. Pode ser plantado de forma isolada em jardins, adapta-se bem ao cultivo em vasos e em floreiras. 

Esta é uma das espécies que encontramos em regeneração espontânea e plantada, numa das áreas de intervenção da Plantar Uma Árvore – Associação, nomeadamente na Estrada da Serra, no Parque Natural de Sintra-Cascais. 

O Sanguinho-das-sebes: Uma espécie do carvalhal da zona húmida quente

plantar_uma_arvore