O Azevinho: A Verdadeira Árvore do Natal
20 Dez 2021
O Azevinho: A Verdadeira Árvore do Natal
Partilhar

O Azevinho (Ilex aquifolium) é uma árvore típica dos carvalhais que pode alcançar 25m de altura e viver mais de 300 anos. Tem um valor ornamental tanto pelos seus frutos, muito associados às festividades natalícias, como pela densa copa perene, e os ramos são utilizados para decorar casas ou fazer grinaldas no Natal. Contudo, o Azevinho é uma espécie protegida, pelo que deve apreciar a beleza da árvore no local onde ela se encontra, uma vez que a colheita, o corte total ou parcial e o arranque são proibidos em Portugal.

As folhas do Azevinho são verde-escuras, lustrosas e ovais. As plantas mais jovens têm folhas espinhosas, mas as folhas das árvores mais velhas, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, são muito mais prováveis de serem lisas, tal como as folhas nas partes superiores da árvore.

O Azevinho é uma planta dioica, o que significa que flores masculinas e femininas ocorrem em árvores diferentes. As flores são brancas com quatro pétalas e florescem entre o início da primavera e o início do verão, dependendo do clima.

Uma vez polinizadas por insetos, as flores fêmeas desenvolvem-se em bagas escarlate que podem permanecer na árvore durante todo o inverno. Para semear Azevinhos, as sementes devem ser colhidas em dezembro, em árvores adultas em bom estado vegetativo e que apresentem as características que se querem propagar, num estágio de idade e saúde em que a frutificação é mais abundante e a percentagem de sementes com boa capacidade germinativa é maior.

O Azevinho é muito valioso para a fauna selvagem, uma vez que proporciona uma cobertura densa e boas oportunidades de nidificação para as aves. As flores fornecem néctar e pólen para abelhas e outros insetos polinizadores. As folhas lisas de Azevinho são alimento para veados no inverno, e as bagas são uma fonte vital de alimento para as aves, bem como para pequenos mamíferos.

De uma forma geral é possível encontrar o Azevinho na zona norte e centro do país, na Serra de Sintra e na Serra de Monchique, sendo possível encontrá-los nas áreas de intervenção da Plantar uma Árvore no Parque Natural de Sintra-Cascais, na Serra do Alvão e também na Mata do Bussaco, onde a verdadeira magia acontece.

Bom Natal!

O Azevinho: A Verdadeira Árvore do Natal

plantar_uma_arvore