O Aderno
30 Jan 2023
O Aderno
Partilhar

Arbusto ou pequena árvore, de folha persistente com capacidade de atingir os 15m de altura, o Aderno, Phillyrea latifolia, é uma espécie nativa presente um pouco por todo o continente português, com especial importância na Mata do Bussaco, uma das áreas onde a Plantar uma Árvore tem investido bastantes esforços de conservação.

O Aderno,  de copa arredondada e tronco muito ramificado, da família Oleaceae, surge frequentemente nas florestas e matagais esclerofilos mediterrânicos, em locais húmidos e em qualquer tipo de solo, tendo encontrado na Mata do Bussaco, onde a Plantar uma Árvore tem, desde 2022, uma equipa de voluntários sedeada, as condições ideais para se estabelecer, sendo hoje uma verdadeira relíquia, pela idade secular, porte e área que ocupa na Mata. Tal justificou, inclusive, um novo subtipo do Habitat 533, o 533pt1, com o medronheiro dominante e o aderno como companheiro, todavia, na Floresta Relíquia da Mata do Bussaco esta relação inverteu-se, formando magníficos adernais.

Este Adernal, com cerca de 15ha, próximo da Cruz Alta, tem um elevado valor cientifico porque alguns exemplares remetem para a nossa floresta primitiva, sendo reconhecido como o maior conjunto de adernos do mundo. Muitos destes exemplares de arbusto, devido à sua ocupação secular, antes da presença dos carmelitas, e devido à competição pelo recurso da luz solar, desenvolveram uma técnica em que entrelaçam os ramos para poderem formar um tronco, que lhe permite atingir alturas mais elevadas, criando as mais diversas formas de troncos, sempre com um aspeto muito orgânico, onde facilmente se visualizam os diferentes ramos que compõem o tronco.

No Adernal, as intervenções realizadas pela Plantar uma Árvore focam-se no controlo das ameaças criadas pelas invasoras, que se encontram em elevados números, como a Tradescância ou Erva-da-fortuna (Tradescantia fluminensis), a Mimosa (Acacia dealbata) e a Acácia-da-austrália (Acacia melanoxylon). Ocasionalmente realiza-se alguma plantação do sub-bosque, com especial foco na plantação da Gilbardeira (Ruscus aculeatus).

O Aderno

plantar_uma_arvore