Hera-europeia: o tapete do carvalhal
01 Nov 2019
Hera-europeia: o tapete do carvalhal
Partilhar

Crónicas de Campo #3

A hera-europeia ou Hedera helix como é conhecida em latim, é uma liana comum de encontrar em bosques húmidos e sombrios. Tende a crescer de forma densa e homogénea rente ao chão formando tapetes consolidados. No entanto, a longo prazo poderá ter um comportamento trepador, enrolando-se em torno de troncos arbóreos de maior porte por forma a expandir o tapete também na vertical.

Esta trepadeira de típico crescimento em áreas de carvalhal traz inúmeros benefícios para este habitat, mencionando-se:

Aumento da cobertura e ensombramento do solo e, consequentemente, diminuição do stress hídrico;

Abrigo para fauna de pequeno porte como salamandras, sapos ou roedores;

Fonte de alimento para os insectos no inverno, devido há sua floração tardia e pouco comum;

Controlo natural de flora invasora e infestante resultado do seu efeito  barreira natural;

Focos de aparecimento de regeneração natural nativa, com mais espaço para germinar;

Diminuição das necessidades de manutenção plantações, sem vegetação competidora a crescer em torno;

Pelos motivos referidos nas áreas de intervenção do Parque Natural de Sintra-Cascais, nomeadamente em Sintra, os trabalhos de manutenção têm consolidado e privilegiado a expansão dos tapetes desta importante trepadeira.

Na Peninha e no Monge os tapetes mais densos têm diminuído a frequência de rebentos de acácias e de silvas, têm-se revelado focos de atividade para abelhas e borboletas, assim como áreas com maior potencial para germinação e crescimento de regeneração natural de vegetação nativa pela quase ausência de vegetação invasora e infestante.

Ainda assim, estes tapetes têm sido geridos por forma a potenciar o seu crescimento na horizontal e condicionar o comportamento trepador em torno de árvores de maior porte. O desbaste e controlo manual do crescimento aéreo, na maioria em torno dos Cedros-do-Bussaco, tem como objectivo controlar o seu comportamento parasita que a longo prazo poderá acelerar o envelhecimento e o risco de queda das árvores enfraquecidas e com falta de estabilidade.

Deste modo, observamos que com sucesso a gestão deste valioso tapete tem permitido potenciar não só o impacto das intervenções de manutenção e o sucesso das plantações, como também as várias dinâmicas naturais de um carvalhal jovem e saudável.

Hera-europeia: o tapete do carvalhal

plantar_uma_arvore