Além da Sustentabilidade
26 Out 2020
Além da Sustentabilidade
Partilhar

Define-se por sustentabilidade as ações humanas que visam responder às nossas necessidades, de uma forma que não comprometam as necessidades das gerações que se seguem, utilizando para o nosso desenvolvimento económico e material os recursos naturais de forma que assegurem a sua integridade e continuidade.

Este termo toma importância a par com as atitudes degenerativas que temos para com o meio ambiente – uma fase que ainda estamos a atravessar, que visa o benefício imediato e valoriza a alta produção, ignorando o impacto e que em última instância promove a nossa possível extinção. Então falamos de sustentabilidade – um meio de chegarmos ao mesmo objetivo mas sem nos colocar num futuro extremamente hostil para as gerações futuras.

Uma resposta e atitude sustentável neutraliza o nosso impacto, mas não é suficiente para reverter o impacto de todos estes séculos de inconsciência. Existe uma outra forma que nos ajuda a redefinir o pensamento por detrás das nossas atitudes: A Regeneração.

Descreve-se por atitude de regeneração ambiental (ou de recuperação ambiental) a que visa devolver ao ambiente suas características naturais. Pensar com uma atitude regenerativa incita-nos a considerar não só a redução do impacto que temos, como o que podemos fazer para ter um impacto positivo (e não apenas de neutralidade). São exemplos deste modo de agir: plantar árvores que são nativas na nossa região, fazer manutenção de áreas florestadas, pastoreio regenerativo, recolha de sementes e sementeira, remoção do lixo na natureza.

O que inspira a mudança são atitudes e esta atitude aproxima-nos dos nossos objetivos, torna-nos ainda mais capacitados para agir e, como tudo em união é mais fácil, podemos juntarmo-nos a atividades de grupo que outros já se encontrem a promover, como por exemplo, as muitas ações regenerativas que a Associação Plantar uma Árvore desenvolve pelo nosso país.      

Além da Sustentabilidade

plantar_uma_arvore