A Esteva – “Cistus ladanifer”
20 Nov 2023
A Esteva – “Cistus ladanifer”
Partilhar

A Esteva é um arbusto nativo de Portugal, conhecida pelas suas curiosidades fascinantes e pela sua presença marcante nos ecossistemas locais.

Esta planta, de 1 a 2,5m de altura, também chamada de Xara e que se encontra em praticamente todo o território continental, é facilmente identificada entre maio e junho pelas suas flores de 5 a 10 cm de diâmetro, com cinco pétalas brancas, normalmente com uma marca vermelho-acastanhada na base de cada uma folhas.

Os ramos e as folhas estão impregnados de uma substância aromática, pegajosa e oleosa chamada de Ládano. Uma das curiosidades mais interessantes sobre a Esteva está relacionada com este seu óleo essencial, pois é utilizado em perfumes e valorizado pelas suas propriedades medicinais, sendo usado tradicionalmente para diversos fins terapêuticos. No passado este óleo era extraído através do pentear do pelo das cabras que tinham acabado de passar por um esteval.

A Esteva é frequentemente encontrada em habitats de clima mais seco, adaptando-se de maneira impressionante a solos pobres e condições adversas. O seu perfil resistente a condições áridas torna-a uma planta resiliente, desempenhando um papel vital na prevenção da erosão do solo em áreas mais secas de Portugal e após incêndios. Além disso, a esteva contribui para a biodiversidade local, atraindo polinizadores como abelhas e borboletas com as suas flores vibrantes, fomentando um equilíbrio ecológico essencial.

Em Portugal existem duas subespécies: a ladanifer, presente em quase todo o território continental, tendo sido também introduzida na Madeira; e a subespécie sulcatus presente essencialmente no sul de país, sendo uma espécie endémica desta região e protegida pela diretiva habitats.

A importância da esteva transcende as suas características físicas e propriedades medicinais. Nas tradições populares, a planta é muitas vezes associada a simbolismos místicos e protetores, acreditando-se que ela possui o poder de afastar o mau-olhado. Assim, a esteva não apenas desempenha um papel ecológico vital, mas também se insere nas narrativas culturais, conectando-se de maneira única à identidade e história de Portugal.

A Esteva – “Cistus ladanifer”

plantar_uma_arvore