Características
O zambujeiro ou oliveira-brava é uma subespécie da bem conhecida oliveira (Olea europaea L.), e embora se encontre muitas vezes como arbusto ou pequena árvore, pode atingir até 15 metros de altura e ter troncos de grandes dimensões. É uma espécie perenifólia que mantém folhas verdes durante todo o ano. Floresce na Primavera (Maio-Junho) e os seus frutos são azeitonas, que amadurecem no Outono (Novembro-Dezembro) e que, embora mais pequenas do que as da oliveira, são apreciadas por várias espécies animais. Estas árvores têm uma grande longevidade, sendo conhecidas várias oliveiras milenares.
Distribuição
O zambujeiro ocorre no contorno da região mediterrânica. Na península Ibérica é abundante em toda a zona mediterrânica, especialmente na metade sul, sendo uma espécie que vive em todo o tipo de solos e muito resistente ao calor.
Utilizações
A madeira do zambujeiro é muito dura e compacta podendo ser trabalhada e polida, e sendo ainda um excelente combustível. O seu fruto contém grande quantidade de óleo (azeite) com diversas utilizações e as suas folhas têm diversas utilizações medicinais, como por exemplo no tratamento da hipertensão e diabetes.