Características
O sobreiro é uma árvore que pode atingir até 25 m de altura. É uma espécie perenifólia que mantém folhas verdes durante todo o ano. Floresce geralmente entre Abril e Junho. Os frutos são bolotas, como em todas as espécies de carvalhos, que amadurecem e caem entre Setembro e Fevereiro.
Distribuição
O sobreiro distribui-se pela região mediterrânica ocidental, ocorrendo de forma espontânea em grande parte de Portugal, que é ainda o país do mundo que possui a maior área desta espécie. Ocorre também em Espanha, e junto ao Mediterrâneo em Marrocos, Argélia, Tunísia, França e Itália. O sobreiro prefere solos soltos e permeáveis em zonas com um clima ameno, mas adapta-se bem a uma grande variedade de condições ecológicas.
Utilizações
O sobreiro é conhecido e apreciado desde tempos antigos devido às características da sua casca, a cortiça, que figura entre as substâncias com maior poder isolador, sendo utilizada num grande número de aplicações. As suas bolotas são um bom alimento para o gado e para outros animais.
Sabias Que
O sobreiro e o fogo: Devido à sua espessa casca, que é um excelente isolador térmico e retardante da combustão, o sobreiro é bastante resistente ao fogo, sendo a única espécie na bacia do Mediterrâneo que consegue regenerar a partir da copa quando afectada por um incêndio severo. Esta característica permite ao sobreiro recuperar muito mais depressa do que as outras espécies; porém se as árvores tiverem sido descortiçadas recentemente, as probabilidades de recuperação da copa são reduzidas.