Características
O pinheiro-bravo é uma árvore que pode atingir até 40 m de altura, embora raramente ultrapasse 25 m. É uma espécie perenifólia de copa piramidal que mantém folhas (agulhas) verdes durante todo o ano. Floresce na Primavera (Abril-Maio) e as sementes são pequenos pinhões alados que crescem dentro de pinhas que amadurecem no fim do Verão ou Outono do segundo ano, mas que só serão libertados na Primavera ou Verão do terceiro ano. Na Península Ibérica é o pinheiro de mais rápido crescimento e pode viver até 300 anos.
Distribuição
O pinheiro-bravo ocorre na metade ocidental da região mediterrânica e no seu contorno. Encontra-se distribuído por quase toda a Península Ibérica e é a espécie de pinheiro mais frequente em Portugal. Prefere solos soltos e arenosos e é bastante resistente à seca e geada. Ocorre desde o nível do mar até 1000 m de altitude.
Utilizações
A madeira do pinheiro-bravo é utilizada para mobiliário e outras aplicações. A sua resina que é extraída regularmente enquanto a árvore é viva, tem diversas utilizações tais como na produção de água-rás e perfumes. Na medicina popular a infusão dos rebentos é usada para combater o catarro e bronquites, sendo um bom anti-séptico e balsâmico.