Características
O carvalho-negral, também conhecido por carvalho-pardo-das-beiras, é uma árvore que pode alcançar um grande porte, atingindo até 25 m altura. É uma espécie marcescente, que perde grande parte das suas folhas no Outono e Inverno, embora os indivíduos ou rebentos jovens conservem frequentemente folhas verdes durante este período. Na Primavera reconstitui a sua folhagem e floresce (Maio-Junho). Os frutos são bolotas, tal como nas restantes espécies de carvalhos, que amadurecem e caem no Outono (Outubro-Novembro).
Distribuição
Ocorre no contorno da região mediterrânica ocidental, estando presente na maior parte da Península Ibérica, sobretudo nas regiões interiores e montanhosas do norte e centro. O carvalho-negral está bem adaptado a climas continentais, preferindo solos soltos e arenosos. Pode ser encontrado desde entre 400 m e 2000 m de altitude.
Utilizações
As bolotas do carvalho-negral são um bom alimento para o gado e fornecem alimento para um grande número de animais durante o Outono e Inverno. A sua madeira é usada na tanoaria, marcenaria e carpintaria, e também para lenha e carvão. A sua casca foi muito apreciada para curtimento de peles.