Características
A azinheira é uma árvore de copa geralmente ampla e arredondada que pode alcançar 25 m altura, ainda que raramente ultrapasse 15-20 m. É uma espécie perenifólia que mantém folhas verdes durante todo o ano. Floresce na Primavera (Abril-Maio) e os seus frutos são bolotas, como em todas as espécies de carvalhos, que amadurecem e caem no Outono (Outubro-Dezembro).
Distribuição
Ocorre na região ocidental da Península Ibérica, sobretudo nas regiões interiores, embora também possa ser encontrada em regiões litorais. Em Portugal ocorre de norte a sul, embora no norte se restrinja à região interior. No sul do país, e em particular no interior, ocorre frequentemente nos sistemas agro-florestais extensivos de montado. A azinheira está bem adaptada a climas continentais, suportando fortes secas estivais.
Utilizações
As bolotas da azinheira são consideradas as de melhor qualidade entre as várias espécies de carvalhos, constituindo um excelente alimento para o gado e outros animais durante o Outono e Inverno. A sua madeira é usada na construção e muito apreciada para lenha e carvão. A sua casca, principalmente a das árvores jovens, foi muito apreciada para curtimento de peles e, juntamente com as folhas e bolotas, é usada na medicina popular devido às suas propriedades adstringentes para tratar disinterias, diarreias, etc.