A planta mais conhecida por Sabugueiro, Sambucus nigra, é uma planta nativa de Portugal, que pode ser encontrada durante os seus passeios na floresta, nas montanhas ou em outros ambientes naturais e pode ser facilmente plantada no seu jardim. É um arbusto da família das Caprifoliáceas e está presente em diferentes continentes: Europa, Ásia Ocidental e Norte de África. Venha descobrir esta planta utilizada na culinária e também conhecida pelas suas propriedades medicinais.
Em termos de características físicas, o Sabugueiro pode atingir uma altura de até seis metros, a sua casca é verde-acizentada e apresenta gretas. As folhas são caducas e opostas, com cinco a sete folíolos. Têm extremidade pontiaguda, margem serrilhada e são ligeiramente peludas. As flores são amarelas e brancas e os frutos quando maduros são bagas de cor preta.
Quanto ao plantio, o Sambucus nigra pode ser plantado em qualquer tipo de solo, seja húmido, seco ou calcário. Esta planta é nitrofílica, o que significa que a sua presença indica um solo rico em azoto. Gosta de exposição solar, mas também pode ser plantada em zonas de sombreamento parcial.
No que se refere à biodiversidade, o Sabugueiro oferece muitos benefícios a diferentes espécies. Muitos insetos alimentam-se das suas folhas, incluindo algumas borboletas noturnas. O Aphis sambuci, o pulgão do Sabugueiro, depende exclusivamente dele, pois alimenta-se apenas desta planta e hiberna nas suas raízes durante a fase de ovo. Além dos insetos, outras espécies também beneficiam deste arbusto, como o texugo-europeu e muitas espécies de aves, incluindo o Melro e o Tordo.
Em relação às propriedades medicinais, o Sabugueiro tem diversas utilidades. As flores, em infusão, podem ser usadas para tratar infeções respiratórias, infeções urinárias e pedras nos rins. A casca interna possui propriedades laxantes e diuréticas. As folhas podem tratar eczema, contusões e dores de dentes. Tanto os frutos como as flores podem ser utilizados na culinária para fazer compotas e bebidas, mas não é recomendado consumir os frutos crus, pois são tóxicos, no entanto, cozinhá-los elimina a sua toxicidade.
O Sabugueiro é uma de muitas espécies produzidas nos viveiros da Mata Nacional do Bussaco e plantadas pela Plantar uma Árvore para promover a Biodiversidade.