Características
O castanheiro é uma árvore de copa ampla que pode atingir até 30 m de altura. É uma espécie caducifólia que perde as suas folhas no Outono. A floração ocorre normalmente na Primavera (Maio-Junho) e os frutos, as conhecidas castanhas que se encontram envolvidas por um ouriço espinhoso, amadurecem no Outono (Setembro-Novembro). É uma espécie que pode atingir grande longevidade, sendo conhecidos exemplares milenares.
Distribuição
O castanheiro, aparentemente originário do Mediterrâneo oriental, está actualmente presente no contorno da região mediterrânica, embora se considere que foi introduzido em muitos locais, incluindo a Península Ibérica. Esta espécie prefere solos frescos, soltos e profundos em zonas com um clima algo húmido.
Utilizações
A utilização da castanha para a alimentação humana e também do gado foi desde tempos antigos a principal razão para a plantação do castanheiro. A sua madeira dura e pesada, apesar de não ser tão boa como a de alguns carvalhos, é bastante apreciada na carpintaria. É também utilizado como árvore ornamental.