Características
A aroeira apresenta geralmente um porte arbustivo com 1 a 3 m de altura, embora os indivíduos mais velhos tenham por vezes um porte arbóreo podendo atingir até 7 m de altura. É uma espécie perenifólia que mantém folhas verdes durante todo o ano. Floresce normalmente na Primavera (Março-Maio) e os seus frutos (pequenas bagas primeiro vermelhas e depois quase pretas), ficam maduras no Outono.
Distribuição
A aroeira ocorre no contorno da região mediterrânica. Na península Ibérica é frequente em toda a zona mediterrânica, especialmente na metade sul, evitando as regiões continentais mais frias e com presença de geadas. Dá-se em quase todo o tipo de solos desde o nível do mar até 1000 m de altitude.
Utilizações
No passado, a principal utilização da aroeira era para obtenção da sua resina aromática que tinha diversas aplicações. A sua madeira dura é um bom combustível e é rica em taninos pelo que era também usada como adstringente. O seu óleo essencial é utilizado para diversos fins terapêuticos, tais como distúrbios cardio-musculares, varizes, úlceras gástricas, etc.